Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54574

Compartilhe esta página

Título: Diversidade idiomática e plataformização da música: estudo de caso do TikTok na ascensão mercadológica das músicas não anglófonas
Autor(es): MONTEIRO, Ylana de Lira
Palavras-chave: TikTok; Plataformização; Interculturalidade; Música; Anglofonia
Data do documento: 9-Mai-2023
Citação: MONTEIRO, Ylana de Lira. Diversidade idiomática e plataformização da música: estudo de caso do TikTok na ascensão mercadológica das músicas não anglófonas. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Jornalismo) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: A partir da ascensão da plataforma de vídeos TikTok identifica-se uma mudança significativa na indústria fonográfica sobretudo do ponto de vista geopolítico: o incremento no consumo musical de faixas musicais não-anglófonas. Esta monografia investiga, a partir de uma combinação de métodos quantitativos e qualitativos, a circulação de canções não-anglófonas no TikTok e sua consolidação nos charts (as paradas de faixas mais ouvidas) evidenciando também um novo ecossistema de consumo musical que conjuga instituições consolidadas do mercado (rádio, televisão, etc) com as plataformas digitais de consumo (Spotify, Deezer e TikTok). A ênfase da pesquisa se dá na plataforma chinesa TikTok na medida em que sua origem no contexto chinês parece causar uma ruptura nos pressupostos da anglofonia no consumo cultural. A partir da combinação dos Estudos de Plataforma com o debate sobre Geopolítica e Soft Power, entende-se como resultado desta investigação que: 1. o papel dos usuários do TikTok nos usos das ferramentas da plataforma e de seus formatos é central na formação de novos hábitos de consumo que passa pela diversidade idiomática; 2. grande parte das músicas viralizadas na plataforma são de língua não-inglesa, o que coloca em evidência além da diversidade idiomática, também a diversidade cultural; 3. a “crise da anglofonia” que o TikTok destaca parece apontar para uma mudança do eixo geopolítico do mundo, com a ascensão econômica da China e cultural da Coreia e a formação de novos agentes culturais vindos da América Latina e da África.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54574
Aparece nas coleções:(TCC) - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Ylana de Lira Monteiro.pdf5,64 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons